O que gostaríamos de pesquisar ?
- 8 edição pibic
- 12 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Durante o segundo encontro, ocorrido na quarta-feira, 11 de setembro de 2024, orientadores e bolsistas discutiram tópicos de relevância social que gostariam de pesquisar. Assuntos como desigualdades e segregações sociais; tecnologias e educação foram os mais recorrentes.
Neste momento, os orientadores falaram sobre suas formações acadêmicas e trajetórias de formação e atuação profissional após o ensino médio, abordando temas como a escolha de cursos superiores e carreira científica.
O debate incluiu também falas sobre problemáticas sociais vigentes, sobre as quais os bolsistas puderam relatar experiências pessoais e refletir sobre os impactos negativos dessas questões em seu entorno, considerando especialmente suas perspectivas enquanto jovens do século XXI, formados no contexto da Cibercultura — Definido por Pierre Lévy, sociólogo francês como as novas práticas e costumes que surgem a partir da inserção das novas tecnologias no cotidiano.

Outra atividade do dia foi a conclusão do cadastro do currículo dos bolsistas na Plataforma Lattes – uma base de dados que reúne currículos, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações. Segundo a apresentação no site oficial, o "Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da trajetória acadêmica e profissional de estudantes e pesquisadores no Brasil, sendo adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país".

O cadastro é uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para concessão das bolsas de iniciação científica. Mas além de representar o cumprimento de uma exigência, marca o início da carreira científica dos estudantes, sendo um marco em suas trajetórias como pesquisadores.
댓글