top of page
Buscar

Coleta de dados na escola

  • Foto do escritor: 8 edição pibic
    8 edição pibic
  • 6 de mai.
  • 2 min de leitura

Os dias 28, 29 e 30 de abril foram dedicados a coleta de dados no nosso campo de pesquisa. Em um universo de 272 estudantes matriculados na EREM Prof. Cândido Duarte, alcançamos 198 questionários respondidos, o que nos dá 73% de participação.


Para aplicação dos questionários, produzidos na plataforma Google Forms, utilizamos o laboratório de informática da escola, organizando um horário para cada turma, divididos em grupos de 10 a 13 por vez, número de máquinas disponíveis. Em cada horário, esteve presente uma dupla de bolsistas, que tinha o papel de apresentar a pesquisa, esclarecer dúvidas dos participantes e convidar os estudantes para participarem da segunda fase, que prevê a realização de grupo focal. As duplas também foram acompanhadas por orientadores e equipe de apoio da Fundaj, funcionando bem o revezamento das equipes.




Foi interessante perceber como os colegas da escola reagiam às perguntas trazidas pelo questionário. Mesmo sendo de resposta individual, percebemos a necessidade de comentarem sobre o tema, trazendo observações sobre o que consideram como um "corpo ideal" e o que os levaria a se considerarem bonitos ou bonitas. Já questões que antes consideramos que poderiam provocar questionamentos, como identificação de gênero e raça, foram respondidas com facilidade pelos participantes.


Ao final, tivemos 93 inscritos interessados em participar da segunda fase da pesquisa, o que exigirá pensarmos em uma metodologia para composição dos grupos.



COMUNICAÇÃO


Para convidar os estudantes para responderem nosso questionário, produzimos um vídeo para circulação nas redes sociais, incluindo perfis no Instagram e grupos de Whatsapp. Criamos o roteiro, produzimos o vídeo nas dependências da Fundaj e editamos utilizando nossos celulares. Trabalho em grupo elogiado pelos orientadores ;)



Também, nos dias de aplicação do questionário, fomos em cada uma das 7 turmas da escola para explicar o tema de nossa pesquisa, movimentando discussões na escola sobre imagem corporal. Para as turmas de 2º ano, ressaltamos que em 2025 eles poderão participar da seleção para a próxima edição do PIBIC-EM, incentivando todos a participarem.







 
 
 

Comments


bottom of page