top of page
Buscar

Construção do questionário de pesquisa

  • Foto do escritor: 8 edição pibic
    8 edição pibic
  • 27 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 horas

No dia 26 de março de 2025, realizamos mais um encontro da 8° edição do PIBIC-EM. O foco da reunião foi a compreensão da estrutura e dos modelos de perguntas para a elaboração de um questionário de pesquisa.

Fonte: Acervo multiHlab
Fonte: Acervo multiHlab
Fonte: Acervo multiHlab
Fonte: Acervo multiHlab

No primeiro momento, Elisa, secretária do PIBIC e mestre em Educação, apresentou o conceito de interseccionalidade e destacou sua relevância para a formulação das perguntas do estudo. Ela explicou que pensar a partir da interseccionalidade significa considerar o intercruzamento dos diversos marcadores sociais (como raça, sexualidade, gênero, religião, classe social, etc.) que influenciam a experiência social dos diferentes sujeitos nas diversas áreas de sua vida (escola, trabalho, saúde, lazer, relacionamentos), construindo assim diferentes experiências de desigualdade ou privilégio ao levar em conta os diferentes sistemas de opressão (racismo, machismo, classicismo).


Fonte: Acervo multiHlab
Fonte: Acervo multiHlab


Em seguida, a orientadora Viviane compartilhou as questões referentes a imagem corporal do questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), edição 2019, disponível no site do IBGE, para servir de referência aos bolsistas na estruturação de suas próprias perguntas.







Os bolsistas foram divididos em dois grupos, cada um acompanhado por dois orientadores. Eles receberam versões impressas de questionários de edições anteriores do PIBIC-EM/CNPq/Fundaj e trabalharam na análise das perguntas referentes ao perfil dos respondentes, discutindo quais poderiam ser mantidas e quais necessitavam de reformulação ou substituição. Além disso, cada grupo elaborou novas questões alinhadas ao tema da pesquisa atual.



Para a próxima reunião, os bolsistas que não puderam comparecer a este encontro responderão ao questionário elaborado, permitindo a avaliação da clareza e compreensibilidade das perguntas. Esse processo será fundamental para garantir que o questionário final esteja bem estruturado e adequado aos objetivos da pesquisa.

 
 
 

Comments


bottom of page