top of page
Buscar

Como a pressão estética vem até nós?

  • Foto do escritor: 8 edição pibic
    8 edição pibic
  • 17 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

Após muitos encontros encontros discutindo possíveis temas de interesse, nossos diálogos nos levaram à decisão de trabalhar com o tema de pesquisa a imagem corporal e as pressões sociais percebidas pelos jovens para atingir padrões estéticos.


Sabemos que a pressão social acontece quando um grupo influencia o comportamento de outras pessoas. Mas e a pressão estética? Quem define os padrões de beleza? De onde vem essa força que nos faz sentir a necessidade de mudar algo em nós ou em outras pessoas?

Fonte: Acervo multiHlab 
Fonte: Acervo multiHlab 

Para refletir sobre essas questões, realizamos uma dinâmica entre os bolsistas. Cada um escreveu em um bilhete o que, na sua percepção, representa a pressão estética. Depois, os bilhetes foram sorteados e lidos em voz alta, permitindo que todos conhecessem diferentes pontos de vista.


Após essa troca de ideias, a orientadora Darcilene Gomes apresentou o conceito de pressões sociais a partir das teorias do sociólogo Émile Durkheim. Ele explica que as expectativas sociais moldam nossa percepção de beleza e estética, influenciando padrões e comportamentos dentro da sociedade.

Bolsistas  escrevendo sobre suas concepções acerca da pressão estética. Fonte: Acervo multiHlab.
Bolsistas escrevendo sobre suas concepções acerca da pressão estética. Fonte: Acervo multiHlab.

O resultado foi um debate enriquecedor, mostrando como esses padrões afetam a forma como nos enxergamos e nos relacionamos com o mundo.








 
 
 

Komentar


bottom of page