top of page
Buscar

Bolsistas dialogam com o pesquisador Alexandre Zarias

  • Foto do escritor: 8 edição pibic
    8 edição pibic
  • 28 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Durante o encontro do dia 27 de novembro de 2024, a conversa foi com o pesquisador da Fundaj, Alexandre Zarias, Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor pela Universidade de Strasbourg (França). Suas pesquisas trabalham com sociologia e antropologia corporal, trazendo uma importante contribuição para a aproximação teórica sobre o nosso tema de pesquisa.

Fonte: Acervo multiHlab.
Fonte: Acervo multiHlab.

No primeiro momento, o pesquisador Alexandre Zarias, em uma roda de debate, indagou os bolsistas sobre o que conheciam a respeito do tema, abrindo espaço para discussões sobre como são construídos socialmente ideias de beleza e padrões estéticos que influenciam nossa percepção da imagem corporal, trazendo como exemplos os discursos veiculados pelas mídias de massa e as mídias sociais.

Fonte: Acervo multihlab.
Fonte: Acervo multihlab.

 Após a roda de debate, o pesquisador apresentou obras que abordam a imagem corporal e são consoantes com o nosso tema de pesquisa, como ´´O retrato de Dorian Gray``, de Oscar Wilde. Elle propôs a seguinte metodologia: os jovens escolheriam um dos exemplares dispostos na mesa e fariam uma breve leitura de capítulos que considerassem relevantes para aquele momento de discussões.

O pesquisador Alexandre Zarias anotando palavras-chave ditas pelos bolsistas sobre imagem corporal. Fonte: Acervo multiHlab.
O pesquisador Alexandre Zarias anotando palavras-chave ditas pelos bolsistas sobre imagem corporal. Fonte: Acervo multiHlab.

Após a leitura, cada bolsista salientou para o grupo o que encontrara na obra escolhida e o que considerou interessante para nossa pesquisa. A partir das falas dos estudantes, o pesquisador Alexandre Zarias foi anotando no quadro palavras-chave, conduzindo uma discussão acerca do que compreendemos como pressões sobre a imagem corporal, suas mudanças e permanências na sociedade e o papel desempenhado pelas mídias sociais e a lógica mercadológica.


O encontro finalizou com muitos aprendizados e boas referências bibliográficas que nos ajudarão a relacionar estudos sociológicos e imagem corporal.

 
 
 

Comments


bottom of page